Matemática na Casa da Música

E se o mundo fosse plano, habitado por toda a espécie de figuras geométricas?😮

No dia 30 de Outubro podes assistir, na Casa da Música, ao espéctáculo Flatland, inspirado no livro Flatland – Uma aventura em muitas dimensões de Edwin Abbott. Este livro, escrito nos finais do Séc. XIX, é um romance revolucionário onde grande parte da acção se passa num universo a duas dimensões, habitado por toda a espécie de figuras geométricas. O narrador do livro, ele próprio um quadrado residente neste imenso território bidimensional, leva-nos a percorrer com notável rigor matemático outros mundos com apenas uma dimensão, ou com três, e entreabre o caminho para discutir outras dimensões.

FLATLAND, o espectáculo:

É sob um mundo plano que se ergue um espectáculo que apresenta conceitos matemáticos e geométricos, incorporando dança, teatro, manipulação de marionetas e vídeo. Inspirado no romance homónimo de Edwin A. Abbot, tem como personagem principal o Quadrado, habitante de Flatland, que ao conhecer a Esfera é levado para um lugar absolutamente mágico, o Espaço a Quatro Dimensões – uma ousadia para os responsáveis hierárquicos do seu país, que o condenam à prisão.
Perceptível por todos os públicos, com um ritmo dramatúrgico que vive de constantes surpresas e tensões, o espectáculo traz também à cena Linhas, Triângulos, Pentágonos, Hexágonos e outras figuras que, personificando a sociedade humana, têm os seus conflitos, humores e emoções.
Uma provocação à imaginação do espectador, Flatland faz da matemática terreno de diversão, acicatando a curiosidade como porta de abertura do conhecimento. É, também, uma crítica à organização social em Inglaterra no tempo de Edwin A. Abbot (o livro foi escrito em 1884) e uma reflexão sobre a luta de classes que prevalece nos dias de hoje. Com originalidade e grande dinamismo em palco, aprende-se, desenvolve-se o espírito crítico e, sobretudo, provoca-se o riso.

(Casa da Música)

Em 2007 o romance de Edwin Abbott foi adaptado para cinema. Aqui fica o trailer do filme:

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: