O Livro dos Códigos (de Simon Singh)

Desde que os homens começaram a escrever, começaram a fazê-lo também em código. Mas esta obsessão pelo sigilo e pelo secretismo teve efeitos drásticos no desfecho de guerras, monarquias e vidas individuais.

Com demonstrações matemáticas, linguísticas e tecnológicas de muitos códigos, bem como dados sobre as personalidades notáveis que estiveram por detrás deles – algumas corajosas, outras odiáveis -, “O Livro dos Códigos” descreve o fascinante desenvolvimento da codificação e da descodificação desde a espionagem militar na Grécia Antiga até às cifras dos computadores modernos, com o objectivo de revelar como a ciência da criptografia mudou, afinal, tantas vezes o destino da História.

Entre os muitos exemplos, Simon Singh conta como Maria Stuart, caindo na armadilha do seu próprio código, foi condenada à morte por Isabel I e como os esforços monumentais para conceber códigos e para os decifrar influenciaram decisivamente os desfechos da Pimeira e da Segunda Guerras Mundiais.

Dramático, tocante e abrangente, “O Livro dos Códigos” alterará para sempre a nossa visão da História e mostrar-nos-á quão privado é, na verdade, um mero e-mail que todos os dias enviamos.

(O Livro dos Códigos, Simon Singh – Temas e Debates)

2 respostas a O Livro dos Códigos (de Simon Singh)

  1. Olá o seu blog é bem interessante. Eu tenho um também, se quiser podemos fazer uma parceria links. Basta colocar o meu link e me avisar, que eu faço o mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: