Numerais hindu-árabes

O sistema de numeração que é usado hoje em dia, no qual se formam os números por justaposição dos dez dígitos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, é muitas vezes designado por sistema de numeração árabe. No entanto, a sua origem é hindu, tendo sido transmitido à Europa, bem como muitos outros conhecimentos, por intermédio de académicos árabes.

O valor de um dígito depende da sua posição no sistema (o seu valor posicional), pelo que é indispensável possuir um símbolo para zero, por forma a poder distinguir 904 de 94, por exemplo.

O Livro dos Números.

John H. Conway, Richard K. Guy.

Gradiva.

Representações dos números em várias civilizações

O zero parece ter surgido na civilização babilónica. Esta usava o sistema sexagesimal e apenas duas marcas para representar os números, uma cunha simbolizava o 1 e uma dupla cunha representava o 10 (ver a imagem anterior). Neste sistema de contagem, cada símbolo, consoante a posição que ocupava no ábaco, podia representar diferentes números.

Os babilónios escreviam números com espaços vazios nas casas em que se verificava a ausência de unidades e terão tido a ideia de atribuir um símbolo a esses espaços vazios,  para os preencherem.

O zero aparecia, mas não tinha valor numérico, era apenas um marca-lugar.

O marca-lugar zero terá sido levado da Babilónia para a Índia. Os hindus terão adoptado o sistema numérico babilónico com uma pequena diferença, a base desse sistema seria 10 em vez de 60, ou seja, adoptaram um sistema decimal.

A origem do símbolo para o zero não é certa. Os hindus designaram o símbolo que passou a representar a coluna vazia do ábaco por sunya, que significa “vazio”. Em árabe, esse símbolo foi designado por sifr, de onde surge o termo zephirum em latim, ou seja, o nosso actual zero.

 O zero surgiu assim associado ao vazio, ao nada.

Mas qual seria o seu valor numérico? Onde colocá-lo na recta numérica?

Só faria sentido aparecer num lugar: entre o -1 e o 1, a separar os números negativos dos positivos.

Consulta este sítio para conheceres Histórias do Zero.🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: