Representação proporcional – Método da Média Mais Alta de Hondt

Em Portugal, as leis eleitorais da Assembleia da República, Assembleias Legislativas Regionais, Autarquias Locais e Parlamento Europeu seguem o sistema de representação proporcional e utilizam o método de Hondt.

Victor D’Hondt (Gand, 1841-1901), jurista belga e professor de direito civil na Universidade de Gand (Ghent), adepto da representação proporcional, que consiste na repartição dos mandatos pelos partidos proporcionalmente à importância da respectiva votação, concebeu o método que leva o seu nome.

Entre as características do método de Hondt importa assinalar o encorajamento à formação de coligações, uma vez que o agrupamento de partidos leva a conseguir maior número de mandatos do que se concorressem isoladamente. Favorece, no entanto, os grandes partidos.

No site http://www.stape.pt/hondt/hondt.htm, do stape, pode ser encontrada uma breve explicação do método de Hondt e uma simulação da sua aplicação.

Pode ser consultada aqui uma folha de cálculo do Excel de aplicação do método de Hondt, desenvolvida por Sandra Bolinhas.

3 respostas a Representação proporcional – Método da Média Mais Alta de Hondt

  1. Abrantes diz:

    Parabéns pela folha com o método de Hondt.

  2. Pedro Gouveia diz:

    Boa tarde. Era para saber se tinham a possibilidade de me enviar uma folha de cálculo para este método. Vou controlar umas eleições. Estão em causa a eleição de 200 representantes, havendo duas listas concorrentes.
    Agradecia se me pudessem ajudar.

    • Lígia Isabel Carvalho diz:

      Pode utilizar a folha de cálculo disponibilizada nesta publicação sobre o Método de Hondt, que foi desenvolvida pela autora Sandra Bolinhas.
      Depois de abrir o ficheiro, deve activar as macros e seleccionar a página “Método de Hondt”. Nessa página deve colocar o número de votos de cada uma das listas (no seu caso duas listas, que pode designar por A e B) e o número de quocientes (que corresponde ao número de representantes e que no seu caso são 200). De seguida clica para obter os quocientes pretendidos e, a amarelo, aparecem os representantes atribuídos a cada uma das listas.
      Obrigada pela visita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: