Premio Abel, “Nobel” da Matemática

O norte-americano John Griggs Thompson e o francês Jacques Tits foram distinguidos, no passado dia 27 de Março, com o prémio norueguês Abel, considerado o “Nobel” da Matemática, pelas suas “descobertas fundamentais” em álgebra.

As suas descobertas tiveram uma influência “profunda e extraordinária”, ao criarem novos conceitos e provarem “resultados fundamentais”, segundo um comunicado da Academia das Ciências e das Letras da Noruega, a entidade que atribui anualmente este galardão. Os trabalhos dos dois matemáticos “completam-se e formam em conjunto a coluna dorsal da teoria moderna dos grupos”, salientou a Academia.

Esta teoria, que se ocupa do estudo e classificação dos grupos, é uma espécie de “ciência das simetrias” que explica, por exemplo, a relação entre os reflexos e as rotações de um icosaedro (poliedro limitado por 20 faces) ou os segredos do cubo de Rubik. Thompson revolucionou a teoria ao demonstrar teoremas que permitiram a classificação dos grupos finitos simples. O seu colega Tits criou uma nova visão dos grupos como objectos geométricos.

Nascido em 1932 no Kansas (EUA), Thompson licenciou-se na Universidade de Yale em 1955 e doutorou-se quatro anos depois na de Chicago. Thompson é professor emérito de Matemática Pura nas Universidades de Cambridge e Florida. Membro da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos desde 1971, recebeu entre outros galardões o Senior Berwick, da Sociedade de Matemática de Londres, e a Medalha das Ciências dos EUA.

Tits nasceu em Uccle (Bélgica) em 1930, mas nacionalizou-se francês em 1974. Com apenas três anos era capaz de resolver todas as operações da aritmética. Saltou vários anos durante a escolarização e aos 13 anos, após a morte do pai, “era explicador de alunos com mais quatro anos do que ele”.

Doutorou-se com 20 anos, em 1950. Entre as instituições onde exerceu actividade docente contam-se a Universidade Livre de Bruxelas, a Universidade de Bona e o Collège de France, de Paris, a que continua associado como professor emérito desde 2000. Membro da Academia das Ciências francesa desde 1974, Tits recebeu entre outras distinções o prémio Wolf e a Medalha Cantor da Sociedade Matemática Alemã.

O prémio Abel deve o seu nome ao matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829) e foi criado pelo Parlamento norueguês em 2002 para assinalar o 200º aniversário do seu nascimento. O “Comité Abel”, composto por cinco matemáticos reconhecidos internacionalmente, elege anualmente o vencedor, que recebe seis milhões de coroas norueguesas (750.000 euros) de prémio. O prémio será entregue pelo rei Harald V numa cerimónia que decorrerá a 20 de Maio na Universidade de Oslo.

Diário Digital/Lusa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: