O Prémio Abel

abel12.png 

O Prémio Abel é um galardão internacional atribuído por realizações notáveis em matemática. É um reconhecimento do valor de contribuições efectuadas nesse campo, tais como a solução de problemas fundamentais, o desenvolvimento de importantes técnicas e princípios novos, e a introdução de novas áreas de investigação. O prémio tem o valor de 6 milhões de coroas norueguesas.

Os esforços para criar o Prémio Abel tiveram início com o matemático norueguês Sophus Lie (1842-1899), mas cessaram após o óbito deste. Em 1902, no centenário da morte de Abel, o Rei Óscar II interessou-se pela ideia de promover um prémio em honra de Abel. No entanto, mais uma vez os planos ficaram pelo caminho quando a união entre a Noruega e a Suécia foi dissolvida em 1905.

Só em Agosto de 2000 é que a visão de um grande prémio internacional para a matemática com o nome de Abel foi reavivada numa reunião entre Arild Stubhaug, biógrafo de Abel, e Tormod Hermansen, então Presidente do Conselho de Administração da Telenor. Um grupo de matemáticos da Universidade de Oslo elaborou uma proposta, que foi apresentada ao primeiro-ministro e, em 2002, o Storting concedeu a sua aprovação. O primeiro prémio foi atribuído no ano seguinte. A Academia Norueguesa das Ciências e Letras selecciona o candidato vencedor com base na recomendação de um comité internacional. Em geral, o prémio é entregue todos os anos pelo Rei numa cerimónia que ocorre na Aula Magna da Universidade de Oslo. No dia seguinte, o vencedor efectua a sua Lição Abel na Universidade de Oslo, repetindo-a mais tarde numa das outras cidades universitárias da Noruega.

O Fundo Abel
A principal finalidade do fundo é proporcionar a base para um prémio internacional no valor de 6 milhões de coroas norueguesas a um ou mais matemáticos, com vista a melhorar o estatuto da matemática na sociedade e a encorajar o interesse das crianças e dos jovens pela matemática.

O Fundo Abel também apoia os dois mais importantes concursos noruegueses de matemática, o Concurso de Matemática Niels Henrik Abel e o KappAbel. Todos os anos a Sociedade Norueguesa de Matemática organiza um ou dois simpósios Abel para promover a investigação em matemática e fortalecer a posição internacional da produção norueguesa neste campo. Além disso, o Fundo Abel patrocina o Prémio Ramanujan para jovens matemáticos de países em vias de desenvolvimento.
Niels Henrik Abel (1802-1829)
O Prémio Abel é outorgado em homenagem ao matemático norueguês Niels Henrik Abel. Desde muito novo, Abel demonstrou um talento extraordinário para a matemática e, em 1821, entrou para a Universidade de Cristiânia (agora Oslo). No Outono de 1825 viajou para Berlim, a caminho de Paris, a metrópole da matemática. Em Berlim, conheceu o engenheiro alemão August Leopold Crelle e este, inspirado pelo seu encontro com Abel, publicou uma publicação matemática, que ficou conhecida como Crelle’s Journal e que estava à altura de competir com as principais edições de Paris.

Abel chegou a Paris em Julho de 1826 e começou de imediato a trabalhar no seu famoso Diário de Paris. Apresentou o diário à Academia das Ciências, mas não recebeu qualquer resposta. Abel estava certo de que o trabalho se perdera para sempre. Não se sentia bem, por isso consultou um médico que o informou de que sofria de tuberculose. Naqueles dias a doença era uma sentença de morte. De regresso a Cristiânia, viveu apenas mais ano e meio, e escreveu um impressionante número de trabalhos em rápida sucessão, que enviou para Crelle, em Berlim.

Niels Henrik Abel faleceu a 6 de Abril de 1829, aos 26 anos de idade. Apenas dois dias depois da sua morte, chegou uma carta de Paris com informação de que o seu diário fora encontrado, assim como uma carta de Crelle, de Berlim, a anunciar alegremente a oferta de uma posição permanente nessa cidade. O Diário de Paris de foi publicado pela Academia em 1841, tendo sido recebido com maior aclamação que qualquer outro trabalho em matemática.

Noruega – O site oficial em Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: